sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Yangshuo

Abandonámos a cidade dos Terra cota. O próximo destino, Guilin ficava a 27 horas de comboio, e dada a reduzida diferença de preço, desta vez cedemos ao conforto e à rapidez dos aviões. No aeroporto apercebemo-nos da diferença das pessoas que estamos habituados a ver nos comboios, principalmente nos "hard seats"'. Cada vez são mais explícitos os enormes contrastes deste país. Com uma classe média de apenas 10% da populacão, vemos pessoas que aparentam bastante riqueza, mas estas são facilmente suplantadas em número pelo outro extremo, as que não conseguem disfarçar a pobreza em que vivem. Faz confusão.

Chegámos a Guilin já perto da meia-noite. Dormimos, e no dia seguinte arrancámos para o nosso verdadeiro destino, Yangshuo, a vila localizada a 45 min de Guilin.

Esta vila, normalmente escondida dos olhos redondos, esconde as paisagens mais paradisíacas que vimos no Oriente. Aqui os Chineses costumam vir passar finais de semana e férias. E é fácil perceber o porquê. Ficámos no "En attendant Godot Hostel". Pagamos cerca de 3 Eur cada um, por noite. Apesar da água fria, gostamos da relação qualidade- preço. Devido à época baixa são mais os funcionários que os hóspedes! Passámos aqui 3 dias.



No primeiro dia passeámos pela pitoresca vila de Yangshuo onde comemos a refeição mais barata das nossas vidas: Uma sopa de noodles acabada de cozinhar que nos custou 4 Yuan (cerca de 60 cêntimos). Nada mau. Ao jantar repetimos o restaurante, claro! :).

No 2º dia alugámos 2 bicicletas e fomos dar uma volta até outras vilas ali à volta. Um passeio inspirador, paisagens de cortar a respiração. Pelo caminho a Ana Rita apanhou os melhores morangos do Mundo ( Não estamos a exagerar)!




No 3º e último dia juntamo-nos com o Paul e a Karen, casal de Australianos que conhecemos no Hostel e fomos descer o rio nos barcos de bamboo, famosos aqui na zona. Após quase 30 min de negociação lá conseguimos um bom preço pela viagem. Vimos paisagens lindas, de sonho, uma das quais deu origem ao fundo da nota de 20 Yuan. 1H30 depois saímos do barco com um misto de boca aberta e sorrisos fixos de felicidade.




Nessa noite apanhamos um autocarro de 12 horas com destino a Zhuhai, cidade junto a Macau. O autocarro tem camas, mas a "optíma" condução do Chinês não nos deixa dormir totalmente descansados. Ninguém fala Inglês. Todos nos olham como se nunca antes tivessem visto alguém assim, de olhos "esquisitos".

Às 6H30 da manhã, somos acordados pelo condutor a gritar umas palavras em Chinês para os passageiros. Ainda meio ensonados, lá percebemos que é a nossa saída. No meio de nenhures, ainda de noite, saimos juntamente com os 20 Chineses que nos acompanhavam. Cá fora não há luz praticamente nenhuma ,estamos junto a umas obras, muita poeira no ar, rodeados de Chineses madrugadores. Parecemos imigrantes ilegais... Arrancámos para a fronteira de Macau que ficava ali perto.

Sobre Macau contamo-vos amanhã. Esperamos que tenham tido um óptimo Natal :)

Beijos e abraços Ana Rita e André

Mais algumas fotos de Yangshuo:





Sem comentários:

Enviar um comentário