segunda-feira, 2 de julho de 2012

Até já...


1 de Julho, 22:53 em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América. Depois de 3 copos de Cabernet Sauvignon decido-me a partilhar este momento com vocês. 

Daqui a 13H11 minutos apanhamos o voo de regresso para Portugal.  
 
Actualizar um blog em tempo real não é fácil. Como tal, o blog tem um atraso de cerca de um mês… 

Há pouco mais de uma semana, recebemos a notícia que vão abrir boas oportunidades de trabalho em Portugal na área do André. Como tal, decidimos que seria pouco prudente não aproveitar esta oportunidade e tentar a nossa sorte. 

Durante esta viagem, muitas pessoas nos perguntaram quais eram os nossos planos. Se queríamos voltar a Portugal. E sempre respondemos que só não regressaríamos a casa se não pudéssemos. Os nossos planos são, e sempre foram, voltar a Portugal. É lá que pertencemos. 

Pois bem, vamos agora completar 7 meses e 13 dias de viagem. Está na hora de voltar a casa, com o sentimento de missão cumprida.

Agora, isso é que é o estranho. Voltar a casa. Vivemos 26 anos e meio em casa. Com uma rotina definida. Com as pessoas que nos são queridas. No entanto, após 7 meses e 13 dias fora de casa, temos a sensação que vamos regressar para o desconhecido. O que nos passa pela cabeça? O que nos passa pelos corações? Quero dizer “medo”, mas não vou. Prefiro dizer saudade, ansiedade, curiosidade, desafio. Vamos voltar a casa. Ver as nossas Mães, Pais, irmãos, irmãs, Família e amigos. Vamos abraçar as nossas famílias no aeroporto. Vamos chorar de alegria. Vamos contar as nossas histórias de sorriso estampado na cara. Vamos ouvir as nossas Mães dizer que estamos magrinhos e com o cabelo tão comprido! Vamos comer um bom bacalhau no Aires. Vamos procurar empregos nos jornais. Vamos comprar um carro em 2ª ou 3ª mão. Vamos procurar uma casa. Vamos voltar a pôr o despertador. Vamos voltar a dizer: “Bom dia, quero uma bica, por favor”. Vamos voltar a casa.

Este é provavelmente o post que mais me custa escrever. O regresso está a custar-nos, pelas melhores razões, e ainda nem no avião entrámos. 

Esta viagem foi a melhor decisão que tomámos nos últimos anos. Foi a “inconsciência” mais saudável que nos aconteceu. As experiências que vivemos, os lugares que vimos, as pessoas que conhecemos, foram únicas e irrepetíveis. Só nos resta recordar, continuar a sonhar e continuar a acreditar que a viagem não terminou ainda, nem nunca há de terminar, nunca.

Vamos continuar os relatos que nos faltam da viagem. Muita coisa se passou. Ainda viajámos até Sydney onde trabalhámos durante um mês. Viajámos praticamente até ao ponto mais longe do Mundo, de casa. Voámos para os Estados Unidos. E viajámos um mês pela terra do Obama.  

Não queremos que deixem de nos visitar. Temos muita coisa para partilhar com vocês.

Até breve e obrigado por nos terem acompanhado pelo Mundo fora.

Os vossos mochileiros

André e Ana Rita


5 comentários:

  1. Amo-vos muito. Já me fizeram chorar só de vos ler, imaginem quando vos olhar… Admiro-vos pelas vossas decisões, as vossas escolhas, tanto na partida como no regresso. ¾ do mundo ficam para ver , mas a mais importante viagem é a que fazemos dentro de nós e que nos faz crescer, alargar horizontes. Isto não e só frase feita… na verdade vocês viram o Homem em diferentes culturas, com diferentes noções do belo, do urgente, do prioritário, do necessário… isso só pode alargar o vosso conceito do que é “normal” e libertar-vos da arrogância intelectual dos países ocidentais que acham o seu o mais perfeito sistema de vida…
    Deixo-vos uma citação de Montaigne ( 1533- 1592) em que se insurge contra o provincianismo e soberba daqueles que, porque não viram o mundo, acham que só o seu é perfeito…
    “ Todos os homens consideram como bárbaro aquilo a que não estão habituados; não temos mais nenhum critério de verdade e de certeza de razão do que o exemplo e a forma de opiniões do nosso próprio país. Aí poderemos sempre encontrar a religião perfeita, a política perfeita, a mais desenvolvida e perfeita maneira de fazer o que quer que seja!”
    Regressam ao vosso mundo, mas sabem que há mais Mundo… ninguém vos tira o que os vossos olhos viram, o que os vossos corações sentiram, tenho a certeza de que estão hoje mais próximos do Homem, na sua essência. São aquilo a que se chama cidadãos do mundo!
    Ficamos à espera da actualização do blog, a viagem/ vida não pára!

    ResponderEliminar
  2. viajar através das vossas fotos e textos foi extraordinário!! Li e reli inúmeras vezes o que postaram!! Viajei convosco sem vos conhecer pessoalmente (só mesmo através das palavras da mãe Manuela) e sem sair do meu lugar.A vossa viagem foi ímpar e gabo-vos a ousadia e simplesmente "o arriscar pela descoberta!!" Uma viagem planeada e concretizada!!! Ainda têm muito tempo para conhecer o que vos falta!! Bem hajam!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Ana Rita e André, por terem partilhado o conhecimento que foram adquirindo. Temos a nossa vida planeada, mas ao viver o dia a dia temos que ter a coragem de a adaptar às novas circunstâncias, e é no tomar as decisões que temos de tomar, quando temos que as tomar que se revela a grandeza e o caráter. Parabéns por todas as decisões que tomaram neste vosso percurso de crescimento e conhecimento, não só do mundo, mas também um do outro e de vós mesmos, não esquecendo que há muito mais, a todos os níveis, para descobrir e conhecer, e que irão ter o tempo necessário para o fazer. Boa viagem de regresso a este cantinho, do qual sempre acabamos por dizer: "...foi tudo muito bom, mas não há nada, mesmo nada, como o nosso Portugal..."
    Beijos e abraços...e até já

    ResponderEliminar
  4. Trocaram o certo pelo incerto! Para os incrédulos fica agora a certeza de que a vida (a vossa e a nossa) ficou bem mais rica e completa com as experiências que viveram e souberam /saberão partilhar! E aí está o Mundo inteirinho sempre à vossa espera!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela coragem e determinação de levar esse projeto em frente! Não é todo dia que se viaja ao redor do mundo! Por sorte, estava a pesquisar sobre a Austrália e me deparei com este blog que, na minha opinião, está magnífico. Seus relatos e fotos me fizeram(e fazem) ter a vontade de algum repetir a façanha de vocês, só tenho quase certeza que não conseguirei guardar dinheiro suficiente, hahaha. Espero que guardem para sempre as emoções e os sentimentos que esta viagem lhes tenha proporcionado, que não devem ser poucos!

    Abraços de um admirador brasileiro.

    ResponderEliminar