domingo, 8 de abril de 2012

Singapura


Antes de mais vamos agradecer os sorrisos, os votos de confiança, os abraços, a força e a amizade de todos os que nos seguem. Os sonhos só fazem sentido quando temos alguém com quem os partilhar. É óptimo podermos partilhar o nosso sonho com vocês e sentir que estão aí para nos apoiar.
 
Agora vamos falar de Singapura :)! Desta vez vamos experimentar fazer algo diferente. Já ouviram falar de Couchsurfing ? Pois bem, para quem nunca ouviu fica aqui uma explicação breve deste conceito de “um Mundo melhor”. Antes de mais, isto não tem nada a ver com Surf. A comunidade de Couchsurfing é uma comunidade que existe online, na qual cada pessoa tem um perfil e pode solicitar a outros membros para “surfar” o seu “sofá” por uns dias ( normalmente nem é mesmo um sofá, é uma cama, ou um colchão , ou o que for que esteja disponível). Estes dias não têm qualquer custo monetário. Sim, leram bem. Alguém que não vos conhece de lado nenhum ( a não ser por fotos da Internet), deixa-vos ficar em casa dela, de graça. 

Este é um conceito que nos faz acreditar que há mais pessoas boas que más no Mundo. Que há pessoas que confiam de olhos fechados. E sabe tão bem quando confiam em nós. Sentimo-nos na necessidade de corresponder. De sermos pessoas melhores.

O elemento masculino já tinha feito CS (Couchsurfing) na Europa algumas vezes, mas o elemento feminino é caloiro no assunto. Escolhemos cuidadosamente a quem pedir um “sofá” para dormir em Singapura. Dado que é a 1ª vez que vamos fazer CS durante a viagem, queremos ter a certeza que corre tudo bem. Felizmente o Kuni, a pessoa a quem pedimos guarida aceita-nos durante o tempo que vamos estar na cidade. Ele envia-nos a morada e lá vamos nós dar ao apartamento do nosso novo amigo. O Kuni é um Japonês de 46 anos que vive em Singapura há 8 anos e que aceita Couchsurfers já há alguns anitos. Todas as semanas tem no mínimo 3 ou 4 pessoas a dormir lá em casa. Enquanto lá estávamos partilhámos casa com mais outros 3 Couchsurfers, um Mexicano (Raphael), um Francês (Jérémie) e um Italiano (Marco). 

Mal entramos em casa o Kuni, pessoa reservada, como bom Japonês que é, mostra-nos o nosso quarto com uma vista espectacular sobre a cidade. Depois explica-nos que deveremos nos sentir completamente à vontade, como se estivéssemos em casa e dá-nos as chaves para a mão. Sim, as chaves de casa. Isto é o Couchsurfing. É confiar que há pessoas de confiança. Que não vamos sair a meio da noite com o LCD debaixo do braço. 

Bem, logo depois das apresentações, o Kuni convida-nos para nos juntarmos a ele na festa de aniversário da sua namorada, a Singapurense Jennie. Mal chegamos deparamo-nos com um jantar internacional com malta de Singapura, Japão, Filipinas, China, Estados Unidos da América, Uzbequistão, México, Brasil, França, Coreia do Sul e claro, nós fomos juntar Portugal à festa. Contribuímos com umas cervejas, compradas no caminho e toda a gente nos recebeu de braços abertos (Ou a nós, ou às cervejas, não conseguimos perceber bem quem é que eles estavam mais felizes por ver).

Durante o jantar as conversas cruzadas eram animadas. Não havia cá espaço para timidez. Toda a gente perguntava tudo a todos. Curiosidades dos Países, perguntas sobre as viagens, sobre tudo e mais alguma coisa. Conversas engraçadas surgem, quando se juntam tantas pessoas de origens tão diferentes.

Jantar "Couchsurfing"


Passamos 5 dias em Singapura. O País é pequeno (cerca de 9 vezes o tamanho do conselho de Lisboa). Na cidade conhecida como a Nova Iorque do Oriente há mais centros comerciais por metro quadrado do que alguma vez tínhamos visto. A cidade é limpíssima… consequência do sentido cívico da população, mas também das leis apertadas deste “Fine Country”. 

Observem algumas das leis mais engraçadas de Singapura :
  • É proibido não descarregar o autocolismo quando se usa uma casa de banho pública. Caso o faça, pode levar uma multa severa. Existe mesmo uma polícia que, de vez em quando, verifica se a pessoa puxou o autocolismo ou não;
  • Homossexuais não são permitidos viver no País;
  •  É proibido deixar garrafas, embalagens, sacolas, caixas vazias nas ruas. Quem o fizer mais de 3 vezes terá que limpar as ruas aos Domingos, usando uma T-shirt que diz : “Eu atiro lixo para o chão”;
  • Urinar dentro de elevadores é proibido;
  • Transportar canivetes em locais públicos é proibido;
  • A venda de pastilha elástica é proibida;
  • É proibido comer ou beber no metro e nas estações de metro;

Destas leis todas, foi a última que nos ia apanhando. A caminho do aeroporto íamos sendo multados com 500 Dólares de Singapura (300 Eur), porque nos distraímos e bebemos água enquanto esperávamos pelo metro. Um fiscal veio logo falar connosco, para nos alertar da nossa “grave infracção”. Conseguimos escapar à multa! Perguntamo-nos se ficássemos presos no metro por alguma razão, se eles abriam uma excepção para o consumo de água… Queremos acreditar que sim.
 
 Ficamos com a sensação de que aqui pudemos encontrar tudo aquilo que queiramos. É só saber onde procurar. Uma quantidade que parece infinita de restaurantes, bares, museus, galerias, lojas, bibliotecas….
Singapore Art Museum














Num dos dias visitámos o Mundialmente aclamado zoo de Singapura. Tem um conceito diferente. Os animais não estão em jaulas há excepção de alguns gatinhos mais ferozes. Eles lá arranjam maneira de os bichinhos não saírem do espacinho deles. Foi um dia muito bem passado. Vale mesmo a pena. Deixamos algumas fotos.











Uma experiência que ficou por viver foi a de dormir no aeroporto de Singapura. Dizem que é espectacular. Tem de tudo e quase tudo grátis! Sala de cinema 24 hrs, sala de videojogos, spas, hospital, restaurantes e até um borboletário! Mas tínhamos uma cama tão confortável na casa do Kunni que cedemos ao cansaço. Fica para a próxima. 

Levantamo-nos bem cedinho no outro dia de manha e rumamos ao aeroporto em direcção a Jakarta (Indonésia). Espera-nos outra casa! Vamos ficar mal habituados… mas sabe tão bem:)

Balanço final: Gostámos muito de Singapura, Adorámos o Couchsurfing!

Até à próxima!

Beijinhos e abraços dos surfistas de sofá:)


1 comentário:

  1. Descobri hoje o vosso blogue e já o li inteirinho. Adorei os relatos de viagem, a experiência deve estar a ser fantástica. Como boa amante de viagens que sou adorava conhecer todos esses sítios e partir à aventura durante tanto tempo. Felizmente já viajei bastante mas nunca estive na Ásia, as vossas descrições abriram-me o apetite. Gostava de ter coragem para seguir numa aventura dessas, infelizmente as condições não tou boas que o habitual e o comodismo impedem-me de me meter numa dessas. Não há dinheiro que chegue para seguir numa aventura dessas a viajar de avião e a ficar em hotéis :)
    Mas gabo-vos a coragem, serão com certeza recompensados com a experiência. Boa sorte nessa jornada. Vou manter-me por cá a acompanhar todos os relatos.
    Parabéns!

    http://misspipetaseviagens.blogspot.pt/

    ResponderEliminar