terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Fotos diversas ou "diverse photos", como preferirem...

Apesar de nos estar a receber de braços abertos, a Ásia não tem sido um continente onde a comunicação seja propriamente fácil. No Japão e na China o nível de Inglês é bastante baixo, o que transforma qualquer conversa,qualquer pedido de direções ou dúvida de menu, um desafio à capacidade de gesticulação e criatividade incrível. Em Nanning (China), para confirmar que a carne não era cão, démos por nós a ladrar no meio de um restaurante... Assim que passamos a fronteira para os vizinhos Vietnamitas, a situação melhora ligeiramente. No entanto este pouco domínio do Inglês também dá para nos divertirmos e tirarmos umas fotos bem engraçadas...




Em breve esperamos ter mais umas quantas fotos para vos mostrar...

De momento estamos em Nha Trang, ainda Vietname. Desde que chegámos ao Vietname já estivemos em Hanoi, Halong Bay, Hue e Hoi An. Amanhã às 8H00 apanhamos um autocarro de 4 horas para Sul, para Dalat. As temperaturas têm subido mas o Sol continua escondido. Continuamos na nossa procura pelo Sol, rumo a Sul.



Até breve caros viajantes

5 comentários:

  1. LOL Eu faria exactamente as mesmas traduções, ou piores.
    Continuem a vossa "biage"! Eu estou aqui vendo deste lado.

    Ciao ragazze.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Rita e companheiro. Pelos vistos estão a divertir-se e a apreciar as diferenças de civilização e cultura. Sobreviver a Hanói é uma façanha. Como estão a ir para o sul, quando virem Ho Chi Min digam-lhe que tenho muitas saudades LOL. Um abraço e que o sol vos brilhe.

    ResponderEliminar
  3. Estou deliciada com o vosso blog.

    Vou lê-lo com mais atenção e adicioná-lo aos favoritos.

    Porque viajar também pode ser através de relatos de outros.

    Acerca do nível de aprendizagem da língua inglesa, pelo que tenho lido e ouvido, está a haver uma aposta muito grande.

    Ou não estivesse a China numa situação de potência económica já emergente, de globalização e de entrada estratégia nos outros continentes.

    Como professora de Inglês que trata destes assuntos com os alunos, gostaria de vos perguntar o seguinte: sentem que os países que têm visitado se estão a assemelhar mais e mais às sociedades ocidentais?

    Se sim, de que modo.

    Obrigada.

    E divirtam-se, mesmo.

    Fernanda Marques

    ResponderEliminar
  4. Olá Fernanda! É bom saber que "viaja" ao nosso lado :).

    Em relaçao à sua questão, dos países que temos visitado, o Japão é sem dúvida o País mais evoluido e também o mais ocidentalizado. Penso que se distingue do Ocidente ao manter-se fiel às suas tradições religiosas (budistas neste caso), e ao manter um respeito incrível pelas camadas mais idosas (algo que julgo que se vai perdendo nas sociedades ocidentais). No entanto, caminha rumo a Oeste no que diz respeito a consumo alimentar ( McDonalds, KFC, Starbucks, etc) e de vestuário também (Zara, Diesel, Chanel, Louis Vuitton, etc).

    Na China, nas grandes cidades ( Xangai e Pequim, por exemplo) vemos igualmente as lojas e os restaurantes ocidentais e apercebemo-nos do recente crescimento económico que é evidenciado pelos arranha céus (pricipalmente em Xangai). No interior,vemos a China antiga, a China das tradições, mas também a China da pobreza. O irónico fosso entre ricos e pobres contrasta com a ideologia politica do País do Sol nascente. Diríamos que no geral a China ainda está longe das sociedades Ocidentais no que toca a direitos Humanos, liberdade de expressão, civismo, níveis de higiene e um individualismo difícil de compreender aos nossos olhos "redondos" ( Nesta crítica não incluímos Macau nem Hong-Kong, sendo estes dois uma Mundo à parte). Apesar de tudo revelou-se um país seguro, com uma cultura riquissima e que merece a visita.

    Quanto ao Vietname, apesar de devastado por guerras atrás de guerras, está-se a recompor com uma rapidez impressionante. As cidades mantêem as ruas pequenas, as milhentas motas que circulam de dedo preso na buzina, e outras caracteristicas bem Asiáticas. Não vimos nenhum Starbucks nem nenhum McDonalds (este último não está autorizado no País). Por enquanto aqui são raras as multinacionais ocidentais. Diríamos que caminha para o Ocidente, mas lentamente. Uma curiosidade : Apesar da guerra com os Estados Unidos, muitos jovens Vietnamitas têm como sonho ir viver para lá!

    Quanto ao nível de Inglês. No Japão e na China o nível é bastante baixo, no entanto, apercebemo-nos do investimento em preencher esse vazio com Inglês obrigatório nas escolas e com o incentivo de programas públicos e privados de jovens ocidentais a ensinar Inglês.
    A barreira linguistica evidenciou-se mais na China devido à pouca abertura de muitas das pessoas para falar outra lingua que não a deles. No Vietname, provavelmente por ter mais turismo Ocidental a comunicação é mais facilitada porque os Vietnamitas dominam ligeiramente o Inglês e alguns poucos até a lingua dos ex-colonizadores, o Francês.

    Resumindo e concluindo, sim caminham para o Ocidente, principalmente pelos produtos que consomem. O Inglês ainda tem que crescer muito por estas bandas, sendo o ensino uma boa oportunidade para quem quiser conhecer estas culturas e dar uma ajuda ( Não é preciso ser professor, pensamos que seja só necessário efectuar o exame TEFL e pouco mais).

    Esperamos ter esclarecido :)

    Obrigado pelo comentário, pela curiosidade e pela companhia...

    ResponderEliminar
  5. Ai adoro os vossos posts, mas têm sido super poucos!!!! Va toca a postar mais para as pobres pessoas que vao ficar no mesmo sitio o ano inteiro puderem "viajar" um bocadinho tambem!!=)

    beijinhos!!

    Joana Espadanal

    ResponderEliminar