terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Goooood Morning Vietnam!!! (Parte 2)

NHA TRANG

Chegamos a Nha Trang de madrugada, sem qualquer reserva de hotel. Assim que saímos do autocarro somos recebidos por vietnamitas que madrugaram para nos “vender” umas noites nos hotéis para os quais trabalham. De Lonely Planet na mão procuramos a pé os hotéis recomendados, enquanto ao mesmo tempo negociamos os preços e condições dos quartos que os vietnamitas nos propõem. Somos convencidos por 3 dólares a cama. Nha Trang é um destino de praia, no entanto estas não nos convenceram (o mau tempo também não ajudou). Em dois dias visitámos a cidade, fomos à Long Son Pagoda onde vimos o Giant Seated Budha, e passeámos pelo paredão junto à praia.

DALAT

Destino de lua-de-mel dos Vietnamitas revelou-se uma agradável surpresa. Contrariamente à maioria das cidades do país, Dalat está construída sobre terreno montanhoso, o que lhe dá um toque especial. Passamos aqui três dias. Alugamos uma mota e conhecemos os arredores onde são cultivados as famosas flores e morangos desta cidade no centro do Vietname.

A caminho de Dalat

No Mercado de Dalat








Templo Budista


Aqui vamos nós!!!!





MUI NE

Á medida que nos aproximamos de Mui Ne deixamos para trás o frio que nos tem perseguido. Mui Ne, destino de eleição dos Kitesurfistas e dos turistas Russos. Chegámos no dia da passagem do ano do antigo calendário Russo (14 de Janeiro). A noite foi de festa. Ficámos por aqui dois dias. As praias são boas, mas bastante ventosas, daí serem favoráveis à pratica do Kitesurf. Curiosidade: Em conversa com um local ficámos a saber que o sonho de muitos Vietnamitas é ir viver para os E.U.A! Irónico não?!
Fizemo-nos à estrada para Ho Chi Minh, mais conhecida por Saigão.




HO CHI MINH

A humidade no ar, as ruas cheias, e as contantes ofertas de substâncias ilícitas são constantes de Saigão. Ao caminharmos nas ruas somos constantemente abordados : “ Hotel room ?? Tuk Tuk ?? Marijuana ???” .
Apesar de não ser a capital é a maior cidade do Vietname. A área central de Pham Ngu Lao, onde ficámos alojados é uma zona cheia de restaurantes, bares, lojas e Guest-houses, bastante movimentada dia e noite. Há muito que não víamos tantos ocidentais juntos!
Com milhões de motas nas estradas repetimos o truque do “slow crossing” para não sermos atropelados. Ficamos três dias e aproveitamos para lavar uma roupinha e enviar outra (a de Inverno) para Portugal. Enviámos 5 Kg de roupa que vai seguir por via marítima e há-de chegar num prazo de 2 a 4 meses, se tudo correr bem.
Percorremos a cidade, visitámos o mercado, reencontrámos alguns amigos de paragens prévias.
Visitámos o Delta do Mekong, o 12º maior rio do mundo. Apesar de não gostarmos de ceder a visitas organizadas, neste caso revelou-se a opção mais barata. Nesta viagem de um dia de barco pelo rio, alimentámos crocodilos e pendurámos uma piton à volta do pescoço. Sim uma cobra Piton! Soube-nos a pouco, queríamos mais um dia no Mekong! Fica para a próxima.





Sim, sou eu!



Visita obrigatória é o arrepiante “War Remnants Museum” onde podemos testemunhar as atrocidades cometidas durante a guerra com os E.U.A. Não somos ingénuos ao ponto de acreditar que não se cometam crimes e actos impensáveis durante a guerra, no entanto quando estes são cometidos voluntariamente contra civis, entre os quais mulheres e crianças não se fica indiferente. O uso do agente laranja, arma biológica, que afectou 4.8 milhões de pessoas ainda hoje é visível nas ruas de Saigão. Actualmente ainda nascem crianças com deficiências, muitas delas incompatíveis com a vida.

Nas ruas de Saigão



No dia seguinte a meio da tarde partimos para cruzar a fronteira do Camboja com destino à capital Phnom Phen.


Vemo-nos no Cambodja!:)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Gooooood Morning Vietnam !! (Parte 1)

HANOI

15:30 do penúltimo dia do ano. Somos "largados" nas ruas de Hanoi. Imediatamente somos abordados pelos "amigos" do tuk- Tuk (taxistas do Sudeste asiático). Apesar das insistências recusamos o transporte e de mapa na mão lançamo-nos pelas ruas da capital em busca da nossa nova casa dos proximos dias- "Hanoi Backpackers Hostel". 20 minutos depois chegámos à rua Ma May, o nosso destino. Este veio a revelar-se o melhor hostel por onde viriamos a passar, pelo menos até à data. Por 6 dolares a noite dividimos dormitorio com mais 8 pessoas (um dos quais um canadiano que ressonava, para sermos simpáticos, como um urso!). Óptimo ambiente,boa comida, relativamente boa internet, este é o local de encontro dos mochileiros, alguns a terminar a sua viagem pelo sudeste asiático outros, como nós, a começar. Muitas destas caras voltámos a ver mais tarde algures pelo Vietname ou mais tarde no Cambodja. O percurso dos viajantes por aqui não varia muito. O ponto positivo é que fizemos amigos...
Mais caótico que na China, o trânsito em Hanoi é de loucos! As ruas mais estreitas, as infinitas motas que buzinam a cada segundo, fazem com que atravessar a estrada seja sempre uma aventura. Contra todas as estatisticas durante os 4 dias percorremos as ruas de Hanoi sem incidentes.



Aqui já não nos sentimos tão observados como na China. O maior número de Ocidentais faz com que os olhos redondos já não sejam novidade para os locais e para além disso o Inglês é bastante mais fluente facilitando bastante a nossa vida.

Visitámos a prisão utilizada pelos Franceses enquanto colonizadores para prender os vietnamitas oponentes ao regime e mais tarde pelos Vietnamitas para prender os militares norte-Americanos capturados durante a Guerra. Segundo os Vietnamitas, os Americanos eram tão bem tratados que estes se referiam à prisão como "Hanoi Hilton". (Nesta prisão esteve preso o politico John Mcain(antigo piloto da U.S air force) que concorreu à presidência dos E.U.A em 2008). O corpo de Ho Chi minh, a figura de referência do Vietname que liderou tanto a guerra contra os Franceses como contra os E.U.A., encontra-se preservado exposto ao público num Museu em Hanoi. O corpo deste heroi Vietnamita apenas pode ser visto 3 horas por dia. Fora dessas horas encontra-se a "descansar" a muitos metros de profundidade por questões de segurança. O estado Vietnamita gasta uma volumosa quantia para conservação do seu corpo que durante 3 meses se desloca à Russia para manutenção.

A Passagem do Ano foi celebrada no Hostel onde festejámos a passagem para 2012 no horário de cada um dos paises dos amigos mochileiros que se encontravam no hostel! Foram muitas passagens de ano!

Passagem do ano da Nova Zelândia!

No dia 2 partimos para Halong Bay onde passámos uma noite num barco num dos locais de referência do Vietname.




Regressámos a Hanoi para mais uma noite onde saimos para experimentar a considerada a cerveja mais barata do mundo: BiaHoi, 0.16eur! Nada má, mesmo!

Partimos no dia seguinte para Hue, antiga capital do Império Vietnamita, num autocarro nocturno. "Dormimos" (não é fácil quando se sente todas a irregularidades das estradas Vietnamitas, que são muitas) no piso superior numa "cama" com o nosso amigo alemão Jan e um casal Italiano na casa dos 50 (quando formos grandes queremos ser como eles, viajar de autocarro com a malta jovem:)).








HUE

Fazemos Check-In, tomamos um duche, o pequeno almoço e fazemo-nos às ruas da antiga capital para ver as vistas e comprar umas frutas. Por aqui tudo tem de ser negociado. O elemento masculino da equipa, o negociador oficial, vai sempre à frente iniciar a negociação (ele até gosta daquele teatro todo). Após ouvir o primeiro preço vem a cara do: "Está doido?" depois divide-se por 2 (no mínimo) e faz-se uma contra proposta. O vendedor ri-se e dá um novo preço (já bastante mais baixo). Então, pomos em prática o vocabulário Vietnamita : "Má Quá, Má Qua" (muito caro) !! O vendedor ri-se surpreendido com as palavras em Vietnamita e automaticamente faz um "special price for my good friend". E assim se poupa um euro aqui e ali ( ao final de um ano faz uma grande diferença)!

No 2º e 3º dia em Hue juntamo-nos a uns amigos e alugamos uma mota para visitar a cidade, os arredores e o túmulo do Imperador Minh Mang. Visitamos também, agora a pé a cidadela, antiga morada dos Imperadores que, apesar da destruição causada pelos bombardeamentos Norte Americanos, mantém a calma e serenidade dos tempos antigos. Mais uma vez, sobrevivemos à estrada e adorámos estes dias.


Durante a nossa volta de mota...



Entrada da Cidadela


HOI AN

Partimos em direcção a Hoi An. Já tinham avisado o André para ter cuidado, pois as mulheres tendem a perder-se nesta pequena cidade no centro do Vietname. Porquê? Aparentemente Hoi An é famosa pela roupa feita à medida. E na verdade tinham razão. São centenas de lojas com costureiras e alfaiates que fazem em horas qualquer peça de roupa, com tecido, tamanho, corte e cores a pedido. Surpeendeu-me (Ana Rita) a qualidade e o gosto das peças de roupa fabricadas por aquelas bandas. É preciso muito auto-controle. Os preços são baratíssimos !! Vestidos feitos à medida a 15 Eur e fatos de Homem a 30 Eur. Muitos ocidentais perdem a cabeça por aqui comprando "guarda-roupas" inteiros.



Para além das roupas, a cidade em si também é lindissima. As casas térreas e de cores variadas e o rio dão um toque especial a Hoi An.


Vietnamita nas casa dos 20s... 120s!




Num dos dias fizémos uma visita a " My Son" a 2 horas de autocarro. Ruínas de templos da dinastia Cham que há cerca de 40 anos atrás serviram de abrigo às tropas do Vietcongue.



Daqui arrancámos para Nha Trang. Nos próximos dias publicaremos ...

Até já !!!!