segunda-feira, 24 de outubro de 2011

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Eu e tu, o início...

“Há coisas piores filhote”, dizia a minha querida e sábia Mãe quando eu era mais novo e as coisas corriam menos bem… É verdade, sem dúvida, mas o contrário também se verifica: “há coisas bem melhores”, só temos de procurar…

            Começo por nos apresentar: somos o André e a Ana Rita, dois jovens invencíveis que sabem o que querem, dois jovens precoces.
            Invencíveis porque o somos de facto.
            Precoces porque, contrariamente a muitas pessoas que só se apercebem do que querem quando já é tarde demais, nós queremos e vamo-nos antecipar a esse momento… Vivendo!

            Apesar deste projeto ser a dois, hoje falo na primeira pessoa, porque é a ti Ana Rita que quero dedicar este texto, esta viagem.

            Eu, André, tenho 26 anos e tenho um sonho: conhecer o Mundo. Já alimento este sonho há muitos anos e agora juntei-o a ti, um outro sonho de há outros tantos anos, de nome Ana Rita. A Ana Rita, para quem não tem o privilégio de conhecer, é a melhor coisa do Mundo, a pessoa que me faz rir, sorrir e acordar a sorrir, a peça que me faltava neste complexo puzzle. É ela quem incentiva o juízo que me falta e celebra o meu espírito de aventura, juntando-se a mim, porque juntos somos mais fortes.

            Quando é que isto começou? Algures entre uma aula de Físico-química e uma aula de Português, há cerca de 11 anos atrás…Foi quando te conheci melhor. Aí surgiram, na minha vida, os famosos “nós no estômago”, deliciosamente desconfortáveis. Desde então, as nossas vidas deram voltas e mais voltas e hoje em dia planeamos uma aventura incrível, uma volta ao Mundo de mão dada. 

            O Projeto? A volta ao Mundo em 365 dias, mais coisa menos coisa. Iremos calcorrear solo Asiático, da Oceânia, Norte, Centro e Sul Americano. O resto, não menos importante, deixaremos isso para um dia mais tarde…

            Assim que lhe falei deste projeto, a Ana Rita “embarcou”, sem hesitações e, de um momento para o outro, passou a ser o nosso projeto. Uma viagem a dois.
            Desde há três anos que poupamos e planeamos, poupamos e planeamos… E só isso tem sido, por si só, uma aventura muito interessante pois, aos poucos e poucos, vamos passando das palavras à ação, abdicando de coisas que consideramos menos importantes, para podermos voltar a ser crianças novamente e ver o Mundo com um olhar curioso e desejo de surpresas em língua estrangeira.

            Dedico-te então este primeiro texto minha companheira de viagem, companheira de vida e de sonhos. Prometemos que um seguiria o outro, até ao fim do Mundo se necessário, pois então é mesmo para lá que vamos, sigamos lado a lado.